quinta-feira, 10 de julho de 2008

Desvida - Desventuras de Quando A Gente Sobrevive


Parte 3: Sobre amor e separação


Não que eu já tenha vivido exatamente isso, mas vocês vão entender o que eu quero falar.


Sabe aquela sensação de viver um grande sonho de amor ? Você está tão dentro de seus objetivos que, quando pára para olhar em volta... todos os seus amigos estão namorando. Há alguns anos, e não são muitos, isso me intristecia amargamente. Hoje, tenho lápsos de amargura. Aquele momento que você se vê sozinho no banco e sua melhor amiga está no banco de trás com o namorado.


É nessas horas que a gente fala: Não, eu não quero me sentar com eles ! (Sabe, isso é bem pior =S). Quero um namorado pra mim T.T'. E aí a gente entra em crise momentânea. Essas crises, geralmente, passam logo, mas voltam quase sempre que a situação se repete e deixa em você um mal humor incontestável. Já não há o grupinho de solteiros que se divertia à vontade. Provavelmente esse grupinho acabou se resumindo a 2 ou 3 pessoas. O que fazer ?


Em contrapartida, há aqueles que se vêem diante de um relacionamento desmorona(n)do. Ou pelo sentimento estar se acabando, ou pelas circunstâcias (mudança de cidade, estudos e coisas do tipo). Nós, os solteiros, nos vemos diantes de pessoas desoladas (na maioria das vezes, só sabemos um lado da história), nos vemos tendo que consolar tal pessoa.


Mas espera aí ! Quem vai consolar o solteiro (no caso, nós) ? Nós temos de ouvir a pessoa falando "Porque ele quer largar, mas eu não vou largar dele" ou "Mas de que adianta ficar junto se o encanto acabou. Eu só queria ter coragem..." e coisas do tipo e eles estão ocupados demais com seus respectivos para nos ouvir falar que estamos tristes e solitários. O que fazer ?


E o pior é que isso não é pior. Como se não bastasse você ter que ver casaisinhos ao seu redor, você chega em casa de mal humor e sua mãe solta a famosa frase "Tá todo mundo namorando, né ? Por que você não namora também ?"


Ah, claro. Vou alí na esquina buscar um namorado, oks ? O que fazer ?


Os engraçadinhos diriam: "Arrange um namorado". Bem, não é tão simples assim. Mas existem passos básicos para conseguir um namorado. O primeiro, com certeza, é esperar em Deus. O que é seu está guardado (provavelmente escondido; Deus deve estar olhando do seu lado - sim, porque ele é onipresente - e te estimulando a brincar de pique-esconde com o seu 'Isaque'¹). Segundo, que é necessário gostar de si. Se você não se amar antes de querer ser amado, as coisas se complicam. Quando se tem amor próprio, a gente se cuida e valoriza. Terceiro, as pessoas se aproximam e apaixonam naturalmente. E entre "as pessoas" vem o tal Isaque que estava guardado (escondido) prontinho pava você. Aquela coisa de brilho nos olhos e sorriso bobo.


Acho que eu empaquei na transição da 2ª para a 3ª etapa. Mas tudo bem. Eu vou me frustrando e sentindo solitária ao mesmo tempo que sei que meu Isaque está escondido, pronto para me dar um "BUU !" a qualquer instante.


Enquanto eu espero, casais vão entrando em crise, vão separando, vão se unindo... e talvez eu vá me arriscando com o incerto. Porque o incerto, às vezes, engana, mas surpreende a gente. ;)



¹ Isaque, da historia biblica, foi preparado para Rebeca, assim como Rebeca para Isaque.

Nenhum comentário: