sábado, 13 de setembro de 2008

Desvida - Desventuras de Quando A Gente Sobrevive


Parte 9 - Sobre Os Lados

Há três anos eu estava no 2º colegial e resolvi ir com a escola num evento chamado "Unicamp de Portas Abertas". O evento consistia em visitar os diversos cursos oferecidos pela Universidade de Campinas (desde as Artes até Midialogia - que também é arte, mas era um curso novo - e Medicina). Na época eu estava no 2º termo de Bioquimica na ETECAP e pensava seriamente em fazer Farmácia. Sério mesmo.

Muitas coisas aconteceram nesse dia, mas eu só lembro de voltar, no final do dia, muito, muito frustrada. A galera que eu fui - aquelas meninas que são minha paixão - me deixou muito brava. Essas coisas que acontecem em qualquer amizade. O que lembro também é que não consegui ir em nenhum lugar que queria. O único que foi legal mesmo foi a Midia, o ultimo lugar que visitamos, mas eu já estava cansada e estressada o suficiente.

Eu queria ir na Farmácia e na Biologia, mas ninguém queria ir. Conclusão ? Vi só o finalzim da palestra de Farma e fui sozinha pro IB, sem ver quase nada.

Outra coisa que eu lembro (sei), foi que não dependi do UPA para decidir o que queria fazer, muito menos conhecer os cursos (vocês já viram como as minhas tentativas foram frustradas).

Hoje, mais de três anos depois, eu sou a aluna da Unicamp que está do outro lado da mesa falando sobre o meu curso. Mais de 4OOOO pessoas passavam por aquele ginasião (também conhecido por Ginásio Multidisciplinar Quase Nunca É Utilizado) e o stand de Biologia ficava bem na entrada. No primeiro dia, apesar de não estar muito atrativo, muitas pessoas pararam, perguntaram, se interessaram... Mas a maioria não estava exatamente querendo a Bio. Era curiosidade mesmo. No segundo dia (hoje), com uma Arara vermelha e um bicho Preguiça empalhados na mesa de frente pra entrada, chamar a atenção foi inevitável. Pessoas que têm medo, pessoas que não acreditam que um dia os bichos foram vivos e/ou que são de verdade, pessoas que adoram bichos e ficam com dó, pessoas que querem muito matar os bichos e abrir, pessoas que entendiam o porque disso tudo, pessoas.

Depois de dois dias estando do outro lado eu percebi que existe mais gente interessado em biologia do que eu imaginava. Não que aqueles 42 por vaga no diurno não tenha sido explicativo o suficiente. É que o que a gente vê geralmente se limita ao cursinho e à escola que estudamos. Onde eu estudei, nunca vi ninguém falando: "Nooossa cara, eu quero prestar bio !". Nem eu falava. Aí, no cursinho, tinha mais três na minha sala prestando o mesmo curso. E isso era numa sala do noturno.

De repente, quando você está do outro lado, você vê pessoas de diversas partes do Brasil que vêm, vêem você e falam: "Nossa você faz bio ? É legal ? É dificil ? O que faz ?" e não é aquela coisa de curiosidade apenas, é querer saber pra valer, querer estar, um dia, do mesmo lado que eu estou hoje, falando pra outras pessoas: "Eu faço bio ! É muito legal, não é dificil e você faz milhõõões de coisas !". De repente você sente o maior orgulho de si e percebe que chegou num ponto, num degrau... chegou no ponto de ser um exemplo. De repente você percebe que cresceu, que amadureceu, que não é mais um aluno do colegial que está realmente em busca de algo para fazer pelo resto da vida, que está afim de se encontrar e parece ter percebido o que realmente gosta. De repente você percebe que as pessoas dos outros 57 cursos que a Unicamp oferece sentem essa mesma sensação, de um dia ter estado do lado de lá e hoje estar do lado de cá.

Da mesma forma que Katie Holmes era fã do Tom Cruise antes de casar e ter filhos com ele, da mesma forma que diversos artistas tinham artistas como ídolos e agora são artistas com fãs, da mesma forma que você perde um jogo, mas ganha outro. Da mesma forma que você só ama e um dia é amado. Da mesma forma que você é filho e um dia será mãe/pai. Da mesma forma e é de repente.

De repente, há muito mais orgulho de estar num curso pouco conhecido e pouco valorizado que, apesar disso, tem mais de 6O pessoas por vaga (considere diurno e noturno), e é o melhor da América Latina. De repente você percebe que é brilhante.

Nenhum comentário: